13º WORKSHOP DE MOGNO AFRICANO

o Workshop de Mogno Africano é uma imersão sobre o investimento em Mogno Africano no Polo Florestal de Minas Gerais.

A interação entre profissionais, especialistas e investidores proporciona uma rede capaz de otimizar todo o processo da cadeia produtiva e de manejo do Mogno Africano, além de profissionalizar o investimento florestal no país.

UM EVENTO EXCLUSIVO PARA INVESTIDORES

09:00 CREDENCIAMENTO
NÃO QUEREMOS QUE VOCÊ SE ATRASE E PERCA PARTE DA PROGRAMAÇÃO! CHEGUE COM ANTECEDÊNCIA, APRESENTE SEU VOUCHER IMPRESSO OU DIGITAL, RETIRE SEU KIT DE PARTICIPANTE E SE ACOMODE EM NOSSO AUDITÓRIO!

09:30 PEDRO PETRY - ATELIER PEDRO PETRY: DESIGN SUSTENTÁVEL E APLICAÇÃO DA MADEIRA DE MOGNO AFRICANO

Pedro Petry tem mais de 30 anos de atuação como designer de mobiliário e objetos tendo como matéria prima principal a madeira. Cursou especialização em marcenaria e torno manual em Murrhardt e Warendorf na Alemanha, durante o período em que conseguiu uma bolsa de estudos do governo alemão, além de aperfeiçoamento em Great Yeldham na Inglaterra, com o prof. Chris Child. Cursou também marcenaria tradicional no Senai em Joinville – SC. É um conhecedor, já desenvolveu peças com mais de 300 espécies de madeiras de vários lugares, inclusive de fora do Brasil. Se utiliza das formas, rachaduras e outras aparentes imperfeições que enriquecem suas criações. Detalhes geralmente não valorizados, mas que fazem parte da transformação da madeira em peças únicas de design, sendo que seu trabalho se guia pelos princípios da sustentabilidade.

10:00 LARISSA KÁLITA - AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FLORESTAL DA ÁREA

Graduanda em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Larissa Kálita atua como analista no Polo Florestal de Minas Gerais. Ela realiza a prospecção de novas fazendas e faz análise técnica de viabilidade econômica/ambiental para compra. Opera também no talhonamento das fazendas, visando ter a melhor alocação dos plantios e manter as áreas de preservação permanente e reserva legal. Larissa dá suporte em campo, fiscalizando a parte ambiental das operações, com o objetivo de minimizar os possíveis impactos. Além disso, também realiza conferência de informações administrativas, como mapas de desmembramento e certidão de registros, fazendo a ponte entre o administrativo e operacional. Outra atividade que Larissa também atua, é no cadastro ambiental rural (CAR) das áreas desmembradas das fazendas.

10:10 LAURA DUARTE - MELHORES PRÁTICAS APLICADAS EM PLANTIOS DE MOGNO AFRICANO

Começou no Instituto Brasileiro de Florestas como estagiária de campo em 2020. Formou-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e atualmente é coordenadora das operações do Polo Florestal e do viveiro de produção de mudas de mogno em Pompéu/MG. É responsável por administrar todas as atividades desenvolvidas nas fazendas e por garantir que a qualidade dos plantios seja satisfatório do ponto de visto técnico-operacional. Também auxilia na elaboração dos projetos de assessoria para produtores individuais.

10:30 LUIZ TAKARADA - MELHORIA CONTÍNUA NO PROCESSO PRODUTIVO E LEGAL DO POLO FLORESTAL

Engenheiro florestal, formado pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Possui mestrado e doutorado em ciência e tecnologia da madeira pela mesma instituição. Durante sua trajetória profissional atuou em diversas áreas do setor florestal, como: inventários florestais de florestas plantadas, segunda fase do melhoramento genético do cedro australiano no Brasil e na condução de pesquisas e desenvolvimentos de 3 multinacionais do setor florestal (Gerdau, Vallourec e Faber-castell). Possui forte atuação no acompanhamento e desenvolvimento de indicadores, planejamento estratégico, tático e operacional de atividades florestais. Atualmente é auditor e assessor de silvicultores em plantios de mogno africano do IBFlorestas.

10:50 PATRÍCIA DALL’ AGNOL - GERENCIAMENTO DE PROJETOS FLORESTAIS NO POLO FLORESTAL

Formada em Engenheira Ambiental pela UFPR e mestre em Engenheira Ambiental pela UFSC, Patrícia atua como gerente do departamento de operações do Polo Florestal. É responsável pela elaboração dos cronogramas produção de mudas e plantio, gestão de equipes e encarregados, atividades de compras de insumos e ferramentas. De forma estratégica, realiza o planejamento e gerenciamento de relatórios e feedbacks do campo.

11:05 FERNANDA VAZ - O CENÁRIO DA MADEIRA CERTIFICADA FSC®: TENDÊNCIAS DE MERCADO

Analista de Desenvolvimento de Negócios do FSC Brasil. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios pela FIAP-SP, formada em Relações Públicas pela UNESP-Bauru, possui intercâmbio universitário na cidade de Braga, Portugal pelo Acordo de Cooperação UNESP – Universidade do Minho. Possui experiência em comunicação institucional, comunicação corporativa, comunicação digital e relacionamento interpessoal. No FSC Brasil, atua principalmente com desenvolvimento de mercado e licenciamento da marca FSC.

11:20 TAMIRES BASTILHA - TECNOLOGIA APLICADA À EVOLUÇÃO DO ATIVO FLORESTAL

Tamires Bastilha é a idealizadora do Projetar-se. Possui mais de 12 anos de experiência no mundo corporativo, é formada em Logística e pós graduada em Gerenciamento de Projetos, Gestão Estratégica e Gestão de Operações e Produção. Também é Gerente de Projetos, especialista em análise de dados Power BI, formada em PMI e também Green Belt. Atualmente atua docente universitária e compartilha conhecimento na área de gerenciamento de projetos.

11:30 DEBATE - ESTE É O MOMENTO PARA VOCÊ TIRAR AS DÚVIDAS QUE ANOTOU DURANTES AS PALESTRAS DO PERÍODO DA MANHÃ! PARTICIPE E APRENDA UM POUCO MAIS COM AS PERGUNTAS DE OUTROS PARTICIPANTES!

12:00 – 13:30 ALMOÇO - APROVEITE O BREAK E FAÇA SEU NETWORKING!

*REFEIÇÃO NÃO INCLUSA NO VALOR DO INGRESSO

13:30 PROFESSORAS ALINE E GLAUCIANA - ADUBAÇÃO PARA A ALTA PRODUTIVIDADE: RESULTADOS PRELIMINARES DE EXPERIMENTOS COM MOGNO AFRICANO

Aline é Engenheira Agrônoma com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Solos e Nutrição de Plantas da UFV com período de doutorado sanduíche na Iowa State University (ISU). Desenvolveu pesquisas com manejo do solo e fertilidade para aumento da produtividade em espécies florestais. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciências Agrárias da UFSJ – Campus de Sete Lagoas, atuando na área de nutrição de plantas, fertilidade do solo e fertilizantes.

Glauciana é Engenheira Florestal pela UFVJM, mestre e doutora em Ciência Florestal pela UFV. Atua há 14 anos desenvolvendo projetos na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura (sementes, viveiros e propagação florestal, sistemas silviculturais e ecofisiologia florestal) em parceria com instituições publico-privadas. É docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de pesquisa Silvicultura do Semiárido.

14:00 NATALI SILVEIRA E GABRIEL ANDRIELI - CERTIFICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E ABERTURA DE NOVOS MERCADOS

Natali é Engenheira Ambiental pela UNICAMP e Técnica em Gerenciamento de Projetos, pós-graduada em Empreendedorismo e Gestão PUC-PR, Mestranda em Biodiversidade e Conservação pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas. É Coordenadora de Certificação no Imaflora, atuando nas áreas de Cadeia de Custódia e Manejo Florestal como auditora, treinadora e Trademark Agent FSC.

Gabriel é Engenheiro Florestal com experiência de mais de 15 anos em manejo florestal na Amazônia e em gestão de florestas públicas do AC (Secretaria de Estado de Floresta do Acre – SEF 2004 a 2010). Analista Ambiental em empreendimentos de grande porte no estado de São Paulo (Ambiente Brasil Engenharia LTDA 2012 a 2014 e Geotec Consultoria Ambiental 2014). Capacitado pelo Instituto Floresta Tropical – IFT em Manejo Florestal Para Tomadores de Decisão (2007) e pelo Imaflora em Certificação Florestal FSC (2014 em diante). Auditor líder e Coordenador de Certificação no Imaflora.

14:15 DIEGO RAMIRO -ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO DE ATIVOS

Diego Ramiro é CEO da Miura Invest da unidade de São Paulo/SP e Presidente da Associação Brasileira de Agentes Autônomos. A Miura Invest atua a mais de 12 anos no mercado financeiro e possui mais de 10 escritórios no Brasil. Hoje administra mais de R$850 milhões em ativos da carteira de clientes com objetivos de curto, médio e longo prazo.

14:45 RENATA BRITO -A GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DO NEGÓCIO FLORESTAL

Economista e contabilista pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atua no Instituto Brasileiro de Florestas desde 2011 e como Diretora Executiva desde 2021. É integrante da comissão de elaboração dos projetos personalizados de assessoria para implantação de florestas de mogno africano, palestrante e responsável pelas análises de viabilidade econômica dos investimentos florestais. É também co-gestora do Polo Florestal em Minas Gerais.

15:05 HIGINO AQUINO - ESTRATÉGIAS INTELIGENTES PARA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MOGNO AFRICANO

Administrador de empresas, fundador e diretor de desenvolvimento do IBF, atua na criação e gestão de projetos florestais. Consultor sênior do IBF com mais de 14 anos de experiência atuando no planejamento e gestão de projetos florestais com espécies arbóreas nobres e nativas. Fundador e diretor da IFA – International Forest Alliance situada em Baden-Württemberg, na Alemanha desde 2015. Participa das principais feiras de madeira como a Maderália na Espanha, KWF na Alemanha, International Du Bois na França, Expoforest no Brasil, entre outras. Pioneiro na pesquisa de micropropagação do mogno africano no Brasil. Trabalha como coordenador de programas florestais, ministra cursos, treinamentos e palestras via EAD e presencial em todo Brasil.

16:20 GILBERTO CAPELOTO -OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO EM MOGNO AFRICANO NO POLO FLORESTAL

É gerente comercial no Instituto Brasileiro de Florestas desde 2015, atuando com planejamento junto às unidades de produção; desenvolvimento de estratégias de vendas, compras e logística; realiza treinamento e capacitação de consultores; conduziu inúmeros contratos de prestação de serviços de reflorestamento e fornecimento de materiais celebrados com grandes órgãos públicos como ITAIPU, INFRAERO, UNIFESP e Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes do Governo de São Paulo.

16:40 RAQUEL GUTIERRES -CASES DE SUCESSO

Raquel Gutierres atua no Instituto Brasileiro de Florestas desde 2020 e é formada em Secretariado Executivo pela UEL. Após cursar pós graduação na área de Contabilidade e Controladoria e adquirir vasta experiência em processos administrativos, Raquel pôde se aprofundar em operações financeiras e áreas correlatas. Atualmente Raquel integra o time de consultores de investimentos florestais, estando a frente de negociações de projetos de investidores do Polo Florestal de Minas Gerais e também de implantações de produtores de madeira nobre individuais.

16:50 JULIA GOMES -CASES DE SUCESSO

Julia Gomes atua no Instituto Brasileiro de Florestas desde 2019 e é graduanda de Eng. de Produção pela UTFPR do campus de Londrina/PR. Após a experiência com o atendimento inicial ao público, Julia está a frente de negociações de grandes projetos de implantação de florestas de mogno africano para investidores individuais e também nas fazendas do Polo Florestal de Minas Gerais. Atua também na negociação de serviços de silvicultura para produção de madeiras nobres. É responsável por contratos de plantios de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas através do Programa Plante Árvore.

17:00 TIAGO RINCOSKI -CASES DE SUCESSO

Tiago Rincoski é consultor comercial no IBF desde 2013. Atua nas negociações de projetos de silvicultura para implantação de florestas de madeira nobre no Brasil e especialista no investimento do mogno africano, consultor de investimento do escritor e psiquiatra Augusto Cury, considerado hoje o maior investidor individual de mogno do Brasil. Responsável pelas negociações de plantios de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas através do Programa Plante Árvore com grandes empresas como P&G, Atento, Ald Automotive, SESC e UNIMED.

17:10 DEBATE - ESTE É O MOMENTO PARA VOCÊ TIRAR AS DÚVIDAS QUE ANOTOU DURANTES AS PALESTRAS DO PERÍODO DA TARDE! PARTICIPE E APRENDA UM POUCO MAIS COM AS PERGUNTAS DE OUTROS PARTICIPANTES!

17:40 COFFEE BREAK -UM DELICIOSO COFFEE BREAK SERÁ SERVIDO PARA ENCERRAR A TARDE!

*LANCHE INCLUSO NO VALOR DO INGRESSO.

18:00 ENCERRAMENTO

Detalhes do Evento
  • Dias
    Horas
    Min
    Seg
  • Data Inicial
    29 de outubro de 2022 08:00
  • Data Final
    29 de outubro de 2022 18:00
  • Status
    Em Breve
  • Localização
  • Categoria
  • Endereço
    Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo. (Próximo ao metrô Ana Rosa – 10 min a pé) e próximo a Av. Paulista (10 min de carro).
Pesquisar Evento: