3ª Batatec – Feira Tecnológica da Batata-Doce

A batata-doce, a princípio, teve seu plantio na região de Presidente Prudente/SP como uma opção na reforma de pasto, há cerca de 40 anos. Com o passar dos tempos foi ganhando importância, e com a aptidão do solo e condições climáticas excelentes que nossa região dispõe para se trabalhar com batatas-doces, essa cultura se fortaleceu.

E foi diante desse cenário favorável da nossa região que surgiu a ideia do evento. Produtores locais (Mario Murakami, Ricardo Cremonezi, Renato Cremonezi, Nelson Monteiro, Luiz Rocha e Elio Portella) buscavam um meio de promover e divulgar a batata-doce produzida na região, com o intuito de fomentar sua cadeia de produção, trazer mais tecnologia e sustentabilidade para seu cultivo e, deste modo, proporcionar um maior desenvolvimento nas atividades econômicas no setor industrial, comercial, turismo e serviços.

Através do assessor Rogério Marangoni, entraram em contato com o Deputado Federal Izaque Silva, que viu a ideia promissora e levou ao conhecimento do Prefeito Nelson Bugalho, onde em 2017 foi consolidada junto ao poder público. A ideia se fortaleceu e foi então vigorado o decreto nº 28.560 de 06 de dezembro de 2017, que cria a Comissão da Cadeia Produtiva da Batata Doce e sanciona a Lei Municipal nº 9.619 de 27 de fevereiro de 2018, instituindo o dia 15 de junho como o Dia Municipal do Cultivo da Batata Doce. A partir desta data os trabalhos começaram, e uma equipe de produtores rurais, poder público, entidades públicas e privadas foi formada.

O evento ocorre em nossa região, pois somos referência no estado quando o assunto é batata-doce. A feira conta com palestras e espaços técnicos para que as empresas possam mostrar suas tecnologias, atuações no mercado e perspectivas futuras, e tem como público-alvo: empresários do setor, empreendedores, técnicos, consultores, produtores rurais, profissionais ligados ao agronegócio, estudantes de graduação e a população em geral. Além da parte técnica, temos uma estrutura gastronômica com pratos e cervejas artesanais confeccionados a partir de variedades da batata-doce.

Nossa 1ª Edição Batatec realizada em 2018, no IBC, foi um sucesso e o público que havíamos estimado (nove mil pessoas) foi superado, alcançando a marca de 14 mil participantes. Nossa 2ª Edição realizada em 2019 também no IBC, não foi diferente. A expectativa era de cerca de 20 mil pessoas durante os quatro dias, mas superamos a marca e alcançamos 35 mil. Infelizmente, durante os anos seguintes (2020 e 2021), por conta da pandemia do coronavírus e suas restrições, nossa 3ª Edição Batatec precisou ser adiada. Mas 2022 chegou, e com ele, a oportunidade de realizarmos nossa 3ª Edição. E ela está aí, acontecerá nos dias 11 à 14 de agosto, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente – SP. E assim como nas edições anteriores nossas expectativas foram sempre superadas, para este ano acreditamos não ser diferente. Afinal, todos os anos superamos não só em inovação, mas também no público!

09h30 às 11h00 RODADA DE CRÉDITO RURAL
Público-alvo: Instituições financeiras e produtores rurais
SEBRAE/SP

12h00 às 13h30 CREDENCIAMENTO

13h30 às 14h30 FUTURO DO AGRONEGÓCIO – ECONOMIA
• Eng. Agron. Drª Maria Thereza Macedo Pedroso - Pesquisadora da Embrapa Hortaliças- Brasilia- DF

14h30 às 15h30 ASPECTOS PROPAGATIVOS DA BATATA-DOCE E SUA INFLUÊNCIA NAS ALTAS PRODUTIVIDADES
• Eng. Agron. Dr. André Ricardo Zeist - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

15h30 ás 17h30 STARTUP AGRO
Público-alvo: Potenciais empreendedores que buscam aprimorar seu modelo de negócio e inovar no setor
SEBRAE/SP – Presidente Prudente

15h30 às 17h30 SESSÃO DE NEGÓCIOS RURAIS
Público-alvo: Fornecedores da cadeia produtiva e produtores rurais
SEBRAE/SP – Presidente Prudente

08h00 às 09h00 CREDENCIAMENTO

09h00 às 10h00 INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA BATATA DOCE E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O TERRITÓRIO
• Eng. Agron. Me. Francisco José Mitidieri – Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - (MAPA) no estado de São Paulo
• Rodolfo Fachiano – Gestor de Projetos
Sebrae/SP

10h00 às 11h00 APL- ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA CULTURA DA BATATA-DOCE
• Eng. Agron. Júlio Cezar Marques Soares - Fatec/PP e Faesp/Senar SP
SEBRAE/SP – Presidente Prudente

11h00 às 12h00 MELHORAMENTO GENÉTICO DA CULTURA DA BATATA-DOCE
• Eng. Agron. Dr. Valdemir Antonio Peressin - Instituto Agronômico de Campinàs (IAC)/ Campinàs/SP
• Eng. Agron. Drª. Amarílis Beraldo Rós - APTA – REGIONAL - Pres. Prudente/SP

12h00 às 13h30 INTERVALO PARA ALMOÇO

13h30 às 14h30 PRAGÀS E DOENÇÀS NA CULTURA DA BATATA-DOCE
• Eng. Agron. Thiere Malone de Andrade Besse - AGROHEAD - Ourinhos – SP

14h30 às 15h30 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA – INC 02/2018 / APLICAÇÃO PRÁTICA DA RASTRIABILIDADE NA CULTURA NA CULTURA DA BATATA-DOCE
• Eng. Agron. Wilson Antonio Barros - Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS Pres. Prudente/SP

15h30 às 16h30 AS BARREIRAS DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DA AGRONEGÓCIO.
• Dr. Ari Alves de Oliveira Filho - Fatec – Faculdade de Tecnologia - Pres. Prudente/SP

16h30 às 17h30 VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE AGROINDUSTRIAS DE BATATA DOCE.
• Eng. Agron. Dr.Tadeu Alcides Marques - Fatec – Faculdade de Tecnologia – Piracicaba/SP

Detalhes do Evento
Pesquisar Evento: