O agronegócio deve ser entendido como conjunto de atividades econômicas integradas que vão desde o fornecimento de insumos à produção, a produção propriamente dita, o processamento, a industrialização, a logística e a distribuição de alimentos, fibras e bioenergia.
São formados os Sistemas Agroindustriais que permeiam o antes, o dentro e o depois da porteira da fazenda, constitutivos do setor mais tecnológico e competitivo da economia brasileira.
Ao atuar diretamente na qualidade e padrão de vida dos brasileiros, importante desenvolver ambiente de discussão e estudo das iminentes pressões sobre a demanda alimentar que registrarão tensões inéditas.
O quadro convoca o Brasil a ocupar lugar central na geopolítica global, enquanto principal ator na segurança alimentar mundial.
Para isso, porém, é necessário debater os desafios jurídicos e regulatórios do setor, o que exige visão sistêmica e multidisciplinar dos agentes. Assume o Direito & Economia dos Sistemas Agroindustriais papel fundamental.
A necessidade de olhar mais amplo sobre o setor e suas relações com os mercados globais suscitou o pioneirismo do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio – IBDA que, desde 2021, promove o Congresso.