
O curso será conduzido com foco na aplicabilidade do controle biológico, incluindo práticas de campo e de laboratório.
O controle biológico de pragas agrícolas tem sido, em anos recentes, uma demanda da sociedade representada especialmente por consumidores e ambientalistas, preocupados com a saúde humana e ambiental.
Apesar do crescimento do setor de insumos biológicos no Brasil, ainda há muito o que fazer, notadamente no que diz respeito à inserção dos produtos no ambiente onde serão utilizados.
Microrganismos como fungos, bactérias e vírus, e macrorganismos, como muitas espécies de insetos e ácaros compõem o portfólio de produtos comercialmente disponíveis no país e que quando utilizados de acordo com as boas práticas agrícolas é alternativa vantajosa para substituir produtos químicos no controle de pragas.
Portanto, tomadas de decisões corretas, incluindo o uso de ferramentas de monitoramento e reconhecimento quantitativo e qualitativo das espécies de pragas, bem como a escolha correta do produto biológico a ser utilizado é fundamental para o sucesso do controle.
E para tal sucesso, os agricultores precisam estar capacitados ou serem assessorados por consultores públicos ou privados. Todas estas informações serão de forma aplicada, abordadas durante o curso, de 24 horas, aberto ao público de modo geral, que tenha interesse ao assunto.
Para mais informações referentes ao curso: ivan.cruz@embrapa.br