
A cultura da soja como perspectiva para o desenvolvimento regional do entorno do município de Três Marias, localizado na região Centro-Norte de Minas, será tema de dia de campo que acontece na manhã do próximo dia 25 de fevereiro. Três Marias, cidade com pouco mais de 33 mil habitantes, segundo o IBGE, concentra suas atividades econômicas na indústria, nos serviços, na administração pública e na agropecuária, nessa ordem. Em relação à importância da última atividade para a economia – a agropecuária – a cidade ocupa a 123ª posição entre os municípios de Minas Gerais.
“O evento tem por objetivo estimular o uso das Boas Práticas Agrícolas (BPAs) na produção agropecuária e criar alternativas viáveis para a diversificação de renda na propriedade rural”, comenta o coordenador do evento, o engenheiro agrônomo Sinval Resende Lopes, da Embrapa Milho e Sorgo. Segundo ele, serão apresentadas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) com cultivares de soja como alternativa à reconversão produtiva. “Além de contribuir para a expansão da cultura no munícipio, agrega valor à produção, melhora a rentabilidade e as operações de negócios e contribui com o desenvolvimento territorial mineiro”, reforça.
Adair Divino da Silva, prefeito do município, também apresentará uma palestra sobre a mesma temática, intitulada “Diversificação da atividade econômica municipal”. Logo após, representantes de instituições de crédito abordarão a pauta “mercado e agronegócio”, passando por depoimentos de produtores e apresentação das Unidades Demonstrativas de soja por especialistas da Embrapa, que farão também análises acerca das conjunturas de mercado nacional e internacional. A realização do evento é da Embrapa, da Emater-MG, do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Três Marias.