II Fórum de Sustentabilidade de Alimentos

O desenvolvimento sustentável foi definido pela Nações Unidas como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, com a garantia da capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, preservando os recursos não renováveis. Com o acontecimento da pandemia da Covid-19 a preocupação com a sustentabilidade ganhou maiores dimensões, com a mobilização de ações sociais de entidades do terceiro setor para a redução do desperdício de alimentos, por exemplo.

O ambiente coorporativo também tem incorporado práticas sustentáveis no seu processo e no ciclo de vida de seus produtos, em que a economia linear está sendo substituída pela circular com a criação de coprodutos e destinação de resíduos. Venha discutir essas e outras questões na segunda edição do Fórum que o IFDrs, Instituto Food Design de Responsabilidade Social preparou para você, profissional ou estudante da área de alimentos, contando com o trabalho e apoio do Comitê Organizador de Voluntários, a quem agradecemos a dedicação.

Event Details
  • Days
    Hours
    Min
    Sec
  • Start Date
    28 de março de 2024 08:30
  • End Date
    28 de março de 2024 18:00
  • Status
    Upcoming
  • Category
  • Address
    R. Henrique Monteiro, 79 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05423-020
Inscrições
Inscrição Profissional - Lote 3
R$684,20
Inscrições
Inscrição Profissional - Lote 3 (meia-entrada)
R$342,10

Urgência climática – quão urgente é essa urgência? Quais as perspectivas de médio e longo prazos?

PAINEL 1

Qual a correlação entre alimentos seguros e sustentabilidade?

Nesse painel será abordado o impacto das mudanças climáticas na segurança de alimentos e o consequente aumento potencial de perigos de contaminação química bem como provenientes organismos patogênicos infecciosos (vírus, bactérias, protozoários, parasita) ou produtores de toxinas como algas marinhas ou de águas doces.

Também serão discutidos aspectos impactantes como a disseminação crescente de substâncias tóxicas que vêm se acumulando no ambiente terrestre a marinho; a redução da disponibilidade de água potável, tão importante para operações de higienização; o aumento da temperatura e seu efeito na proliferação de vetores e pragas urbanas e no aumento de zoonoses e outros fatores que podem ocasionar aumento de riscos à segurança dos alimentos, e outras “surpresas” que podem nos aguardar para o futuro próximo.

Debate com moderação por expert da área.

PAINEL 2

Os Desafios para Sustentabilidade de Embalagens

As tendências sobre produção de plásticos é cada vez mais alarmante: se as tendências históricas de crescimento continuarem, a produção global de plástico primário deverá atingir 1.100 BILHÕES de toneladas até 2050, sendo 36% usados em embalagens, incluindo produtos plásticos descartáveis para embalagens de alimentos e bebidas. Cerca de 98% das embalagens de uso único são produzidas a partir de combustível fóssil ou matéria-prima "virgem", que “do berço ao túmulo” que aportará 19% do orçamento global de carbono até 2040. (Dados ONU) e que na atualidade atinge um máximo de 10% de reciclagem efetiva no mundo (Brasil – cerca de 4% segundo ABRELPE, contra 67% na Alemanha)

Importante discussão nesse painel para voltarmos a discutir as soluções desde embalagens mais sustentáveis, a complexidade e diferentes faces da sustentabilidade de embalagens, como conseguir que o consumidor dê a destinação adequada, como o governo pode incentivar o efetivo atingimento da metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), até a possibilidade de proibição legal de uso de plástico pra certos fins como fez a EU.

Outro aspecto importante que queremos levantar é o lado ético e social de nosso modelo de recuperação, que hoje recai literalmente nas costas dos catadores, que são expostos à insalubridade imediata por contato com o lixo, e a médio e longo prazos a problemas crônicos devido peso enorme de carroças, trabalho que no passado era visto como adequado a animais de carga.

Debate com moderação por expert da área.

PAINEL 3

Redução de desperdício e Economia Circular

Clima, biodiversidade, saúde humana são três desafios globais que se num dos setores mais vitais da economia: a produção de alimentos. A área global de terras agricultáveis é de aproximadamente cinco bilhões de hectares, ou 38% da superfície terrestre global, sendo dois terços usados para pecuária e um terço para agricultura (FAO).

Para fazer face aos desafios presentes e futuros, um caminho é a redução dos desperdícios e o uso da Economia Circular.

Nesse painel serão discutidos os avanços e o desafios para diminuir os desperdícios, o papel do governo e o papel da sociedade civil.

A seguir serão abordados os conceitos importantes da Economia Circular, passando pelo projeto Food Initiative da Fundação Ellen MacArthur, e como conseguir alimentos produzidos de forma regenerativa, como redesenhar e comercializar produtos alimentares saudáveis não só do ponto de vista nutricional, mas que também sejam produzidos de forma o mais local possível, trazendo aos produtores e fabricantes o merecido bem-estar social e comércio justo.

Debate com moderação por expert da área.

PAINEL 4

Sustentabilidade de Alimentos na Prática – Estudos de caso

O objetivo desse painel é contemplar casos práticos de sucesso impactantes na implementação em diversos tipos de negócios de alimentos: na agricultura, pecuária, indústria, food service e varejo para descrever como a Sustentabilidade é adotada. Serão também abordadas tendências, inovações, novas tecnologias, a valorização de produtos locais nativos e exóticos.

Debate com moderação por expert da área.

WRAP UP

Conclusões por expert da área.

Proposta do IFDrs para formação de um Food Sustainable Think Tank.

Event Details
  • Days
    Hours
    Min
    Sec
  • Start Date
    28 de março de 2024 08:30
  • End Date
    28 de março de 2024 18:00
  • Status
    Upcoming
  • Category
  • Address
    R. Henrique Monteiro, 79 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05423-020