
Em nome da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PB), em parceria com a Sociedade Internacional de Ciência Hortícola (ISHS) e da Rede de Cooperação Técnica Internacional sobre a Palma da FAO-ICARDA é um prazer convidá-los a participar do X CONGRESSO INTERNACIONAL DA PALMA E COCHONILHA, que será realizado em João Pessoa, Paraíba, Brasil, de 26 a 29 de setembro de 2022.
A Palma é uma cactácea originária das regiões áridas do Continente Americano, mais especificamente, do México. Hoje é encontrada em todos os continentes do mundo, sendo cultivada para a produção de forragem, frutos e alimentos, cosméticos e produtos medicinais.
A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) organizou o VI Congresso Internacional de Cacto e Cochonilha, realizado em João Pessoa no ano de 2007. A oportunidade de sediar o X Congresso nos permite trazê-los mais uma vez ao território brasileiro, país que se encontra em posição de destaque na produção da Palma como alimentação animal, gerando desenvolvimento econômico local através do seu cultivo, seja como forragem ou pelo seu fruto, a Tuna. Muitas coisas mudaram durante esses 13 anos. A Sociedade Brasileira de Palma Forrageira e outras Cactáceas foi fundada, bem como o Congresso Brasileiro de Palma Forrageira e outras Cactáceas, realizado bienalmente. Além disso, houve uma grande expansão das novas variedades de Palma Forrageira tolerantes à Cochonilha do Carmim (Dactylopius sp.) em toda a região Nordeste, notadamente no semiárido Paraibano. Ademais, a área plantada com Palma Forrageira expandiu em novas áreas, como por exemplo nos Estados do Ceará e da Bahia, bem como no Norte de Minas Gerais.
Propomos através do X Congresso compartilhar os avanços citados com a comunidade internacional, na deslumbrante cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, cidade ao longo da costa do Oceano Atlântico, que tem em sua localização o ponto mais oriental das Américas. Será um imenso prazer recebê-los de volta à cidade e ao Brasil.